Maquiagem

9 dicas de cuidados para unhas mais saudáveis

esmalte vermelho

Mesmo tendo uma rotina corrida a maioria das mulheres sempre acaba encontrando um tempinho na agenda para fazer as unhas, não é verdade? Embora seja um ritual de beleza bastante comum, as unhas tem função importante e devemos tomar alguns cuidados, confira agora 9 dicas de cuidados para unhas mais saudáveis:

 1 – Endurecedores de unha:

Evitar usar endurecedor de unha, eles podem causar ressecamento e manchas.

2 – Mãos úmidas:

Evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o “unheiro”.

3 – Uso Contínuo de Esmalte:

Deixar de usar esmaltes durante 1 semana por mês, usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.

4 – Alicate e Lixa:

Tenha o seu próprio material de manicure ou use apenas material que foi esterilizado em autoclave para evitar a transmissão de micoses de unha.

5 – Unhas dos pés:

Elas precisam ser mantidas bem curtinhas e limpas, para evitar complicações, como encravamento, amarelamento e até mesmo o acúmulo de sujeira nos cantinhos.

6 – Não lixe a parte de cima da unha:

Não se deve lixar  parte de cima da unha, essa atitude pode prejudicar bastante a lâmina ungueal. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao fazer isso, removemos as camadas naturais de queratina da região, deixando as unhas mais frágeis e finas.

7 – Prefira produtos antialérgicos:

Alguns produtos de manicure podem causar reações ou alergias nas unhas e nas mãos, como forma de prevenção é sempre melhor optar por esmaltes antialérgicos ou que tenham no rótulo o selo de dermatologicamente testado. Caso sinta coceira na pele, lesões avermelhadas ou outros sintomas importante interromper o uso e procurar o seu dermatologista o quanto antes.

8 – Preserve suas cutículas:

A maioria das mulheres ao fazerem as unhas tem o hábito de tirar as cutículas, mas segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cutícula não deve ser tirada de jeito nenhum, elas protegem a região da ação de substâncias químicas e/ou micro-organismos, que podem causar uma série de problemas nas unhas.

9 – Bordas das unhas desfolhando:

Bordas das unhas desfolhando são muito comuns em mulheres que usam esmalte continuamente. Parar de usar o esmalte por dois meses e hidratar as unhas caprichadamente neste período costuma resolver o problema.
Gostaram das dicas?? Me conta aqui nos comentários!!!!

Você pode gostar também...

0 Comments

  1. Marcinha Nunes says:

    Eu voltei a cutilar as unhas faz 1 mês não sei o motivo mas mesmo sem cutilar a cutícula soltava nos cantos e mesmo que não tirasse totalmente sempre tinha que tirar a cutícula solta para não me machucar. Sempre dou um espaço bem grande entre uma esmaltação e outra. Vou aderir essa dica de hidratante para as unhas gostei muito das dicas

  2. Deixei minhas unhas em segundo plano, somente usando uma base fortalecedora, em breve quero voltar a cuidar!!

  3. […] Leia também: 9 dicas para unhas mais saudáveis […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *