Blog Artigos, posts, novidades, blog

História da Tatuagem

0 Comentários
827
13 Aug 2019

Olá queridos!!! Tudo bem com vocês???

Bem, espero que sim!!!

No artigo de hoje vou trazer para vocês um pouco da história da tatuagem e claro alguns desenhos lindos para nos inspirar!!!!

A tatuagem é uma das formas de modificação corporal mais conhecidas e cultuadas no mundo! Cada dia mais popupar, o mercado da tatuagem teve um aumento de 24% em 2017, ignorando completamente a crise que tem afetado outros setores!

Apesar desse crescimento recente, tudo indica que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a próprria humanidade!

Os primeiros registros datam de 3370 e 3100 antes de Cristo. A descoberta dessa data veio do achado de Ötzi, ou a Múmia do Similaun, um fóssil humano encontrado nos Alpes, que continha 61 tatuagens.

Os lugares tatuados coincidem com pontos usados na acupuntura, o que pode identificar uma relação entre essa prática de cura ancestral por meio da tatuagem, assim como denotar um uso medicinal dos desenhos marcados na pele.

Outras múmias tatuadas foram encontradas na Groenlândia, Alasca, Sibéria, Mongólia, China, Egito, Sudão, Filipinas e nos Andes, demonstrando que a prática da tatuagem surgiu em diversas partes do globo e em contextos históricos diferentes, tendo um significado único em cada cultura.

Enquanto, em muitas sociedades, as tatuagens eram símbolos de status, entre os romanos, a prática já não era tão bem vista inicialmente. Os primeiros desenhos marcados na pele eram usados para identificar escravos, criminosos e condenados.

Na Idade Média, a prática foi banida em toda a Europa, por ser considerada uma profanação do corpo, visto na época como um templo do Espírito Santo. Ou seja, nesse ponto da história da tatuagem, tatuar-se era pecado e condenado duramente pela Inquisição Católica.

.hands-1031131_960_720

Tatuagem Oriental

Apesar do sucesso na sociedade ocidental, a tatuagem também tem uma longa história no oriente, tradição essa que, hoje, influencia artistas em todo o mundo. Conheça a história por trás dessa arte:

China

Na China, a arte da tatuagem é milenar, sendo conhecida por lá como Ci Shen ou Wen Shen, que significa literalmente “perfurar o corpo”. E, apesar de sua tradição milenar, era vista como uma subcultura, algo indesejado e uma forma de profanar o corpo.

Japão

A ligação do Japão com a história da tatuagem data de 10.000 antes de Cristo e passa por diversas fases. Tanto já foi uma forma de adorno e expressão quanto sofreu diversas estigmas. A técnica utilizada é técnica Tebori (cujo significado é “entalhar), feita com agulhas bem finas de bambu e a inscrição na pele em longas sessões. As tintas vinham de fontes naturais, inspiradas nos pigmentos polinésios, e os desenhos iam desde dragões a samurais e gueixas.

No período Kofun, o significado social da tatuagem era similar ao início dessa arte em solo chinês, sendo ligado à criminalidade, como uma punição por crimes e uma marcação para o exílio. Porém, logo depois da era Tokugawa, período de grande repressão no país, a tatuagem passou ser um símbolo de resistência.

A Yakuza – também conhecida como a máfia japonesa – é uma das principais referências em tatuagem no Japão. Usando uma técnica chamada “tebori”, que é mais rudimentar, demorada e dolorida do que a tatuagem feita com máquina, os membros da Yakuza cobrem seus corpos do pescoço aos tornozelos com desenhos cheios de significados, como o dragão, a carpa, o tigre, os lutadores e alguns tipos de flores.

e5ebac00b007d26408f3e8c96f742220
Maoris

Outra forte tradição de tatuagem são os Maori, povo tradicional da Nova Zelândia que tinha a prática como uma parte importante de sua cultura. Para essa tribo, as tattoos eram muito mais que apenas um elemento estético, representando verdadeiras narrativas sobre a personalidade, a descendência e a história pessoal de cada pessoa.

Cada tatuagem Maori é única e usa diversos elementos para registrar os feitos e a trajetória do tatuado. Os desenhos começavam a ser feitos na adolescência e iam crescendo conforme as realizações da pessoa. Quanto mais nobre um homem, mais tatuagens ele tinha.

A tatuagem nessa cultura era uma forma de status, sendo considerado desonroso não ter marcas que indicassem suas vitórias e história de vida. Enquanto os homens tatuavam no rosto, nas pernas e nádegas, as mulheres recebiam suas marcas no queixo, pescoço e costas.

Além de todo o seu simbolismo, as tatuagens eram feitas de forma muito mais agressiva que as técnicas avançadas que temos hoje: para fixar o desenho na pele, eram realizados diversos cortes profundos na pele, com pedras, ossos de albatroz, facas e dentes de tubarão. Para que o tatuado aguentasse a dor, toda a tribo cantava, e a tatuagem era feita em rituais. O processo de cicatrização, portanto, era bem mais demorado, exigindo repouso e a aplicação de ervas medicinais.

Cada símbolo da tatuagem Maori tem uma significação, e a junção desses elementos cria desenhos ímpares, sendo cada tatuagem única, representando a trajetória do tatuado. Veja o significado dos principais símbolos presentes nas tatuagens Maori:

  • espiral (koru): baseado no desenho de uma folha de samambaia, significa crescimento e harmonia;
  • anzol (hei matau): como a alimentação desse povo é baseada na pesca, o anzol significa prosperidade e saúde;
  • torção simples: união e eternidade;
  • torção tripla: amizade entre duas pessoas, união eterna além das dificuldades;
  • pakati: padrão que se assemelha aos pelos de um cachorro, significando homem guerreiro, coragem e força;
  • hikuaua: padrão que representa as escamas do peixe cavala, significando prosperidade;
  • ahu ahu mataroa: outro padrão horizontal, que significa novos desafios e conquistas ligadas ao esporte.

Hoje em dia, essa tradição permanece viva na Nova Zelândia, embora os desenhos não sejam mais feitos no rosto, passando agora a habitar os braços e pernas dos descendentes dos povos tradicionais. A tatuagem Maori ainda ganhou o mundo com o seu simbolismo e a beleza de seus padrões.

maori-1421100_960_720

O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau  e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

O primeiro tatuador profissional documentado na Grã-Bretanha foi estabelecido no porto de Liverpool na década de 1870. Na Grã-Bretanha, a tatuagem ainda estava amplamente associada aos marinheiros e à criminosos, mas a partir da década de 1870, se tornara moda entre alguns membros das classes superiores, incluindo a realeza. Porém uma clara divisão de opiniões sobre a aceitabilidade da prática continuou por algum tempo na Grã-Bretanha.

Sabe-se que os rei Jorge V e Eduardo VII do Reino Unido; O rei Frederico IX da Dinamarca, Guilherme II da Alemanha, o rei Alexandre da Iugoslávia e até mesmo o czar Nicolau II da Rússia, todos tiveram tatuagens, muitas delas sendo elaboradas e ornamentadas versões de seus Brasões de Armas Reais ou os Brasões de suas Famílias. 

Fonte:

https://findtattoo.com.br/curiosidades/conheca-a-historia-da-tatuagem-e-sua-evolucao/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem

https://www.megacurioso.com.br/tatuagens/37264-voce-sabe-quais-sao-as-origens-da-tatuagem-.htm


Gostaram do artigo???? Deixe seu joinha e um comentário abaixo!!!

Agora confere algumas tatuagens lindas que separei para vocês!!!!

0.0
Last Modified: Monday 19 August 2019 16:33
Related Articles: Halloween: História, looks e maquiagens Calça Jeans: História e Looks para te inspirar!!! Especial Casamento: A História do Vestido de Noiva
tatuagem historia tatto arte

Sem comentários ainda...

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.