Blog Artigos, posts, novidades, blog

Os principais benefícios do Yôga para o corpo e para mente!

0 Comentários
216
07 Sep 2018

Olá pessoal!!! Tudo bem com vocês???

Você já ouviu falar do Yôga? E os benefícios desta prática para o corpo e para a mente?

Com origem na Índia, há mais de dois mil anos, o yôga surgiu como uma filosofia de vida. Com o decorrer dos anos houve algumas mudanças, o exemplo disso é a maneira como as pessoas enxergam o yôga no ocidente. Isso não significa que a prática não seja, atualmente, ainda considerada um caminho a seguir.

Há pessoas que realmente abrace a prática do yôga como uma ideologia, já outros, no entanto, apenas como um método de atividades físicas que pode contribuir para o bem-estar, sendo que são diversos os benefícios do yôga. De um jeito ou de outro, uma coisa é certa: a prática acalma a mente e fortalece o corpo físico, emocional e espiritual — a própria palavra, inclusive, tem como um dos seus significados a união.

O Yôga tem benefícios tanto para mulheres quanto para homens, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e facilitar o emagrecimento.

Para se aproveitar todos os benefícios desta atividade, são necessários, pelo menos, 3 meses de prática, pois, a pessoa adquire consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Confira agora alguns benefícios do yôga:

1 - Diminui o estresse e ansiedade

A concentração exigida durante a prática, os exercícios de respiração, também conhecidos como pranayamas, além da meditação praticada no yôga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia a dia.

Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à sensação de relaxamento, com aumento da autoconfiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

2 - Aumento da concentração

Outro aspecto que o yôga é capaz de melhorar é o seu poder de concentração, tanto em relação às questões mentais quanto ao próprio controle corporal. Isso acontece porque essa atividade demanda muita atenção na respiração e na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios.

3 - Melhora do sono

Como a prática do yôga auxilia na diminuição da ansiedade que é a principal queixa de quem não consegue dormir, é inevitável que o sono melhore.

4 - Promove condicionamento físico e fortalecimento da musculatura

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do yôga praticado.

Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma. Os seus exercícios não trabalham só com o alongamento dos músculos e a flexibilidade, mas aumentam também a sua força, tonificando os músculos.

5 - Ajuda a emagrecer

Um dos principais motivos que a prática do yôga causa perda de peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia. Além disso, o yôga aumenta a disposição do praticante, fazendo-o realizar mais atividades que gastam energia.

6 - Melhora o prazer no contato íntimo

A melhora na circulação sanguínea, devido ao fortalecimento dos vasos e à renovação sanguínea, principalmente, nas posições invertidas, resulta num melhor desempenho sexual; Além do casal passar a ter maior sensibilidade durante o contato íntimo, devido a maior capacidade de relaxar e ter melhor receptividade ao parceiro.

7 - Controla a pressão e os batimentos cardíacos

O yôga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.

A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o yôga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente das exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.

8 - Melhora a autoestima

A prática do yôga estimula você a se entender melhor, não julgando a si mesmo e àqueles à sua volta. Com a atividade, você adota o seu ritmo, entende seus limites e aumenta o seu nível de autoaceitação. Assim, sente-se mais inspirado para seguir os seus sonhos e ir à busca de suas conquistas, o que também gera mais motivação.

9 - Melhora a qualidade de vida

O yôga nos permite buscar o nosso próprio bem-estar. Isso porque, por meio da prática, conseguimos ter mais consciência da integração entre o nosso corpo, mente e espírito. Como consequência, a nossa disposição melhora, assim como a nossa qualidade de vida.

São inquestionáveis os benefícios do yôga. No entanto, não pense você que a prática esporádica vai te ajudar. É preciso de tempo e, principalmente, comprometimento com essa técnica milenar. Separei 3 dicas para você aproveitar melhor os benefícios do yôga:

1. Para obter os reais benefícios do yôga, você tem que se comprometer com a prática por um longo tempo e, quem sabe, por toda a sua vida.

Esqueça resultados a curto prazo. Os resultados mensuráveis do yôga só são plenamente visíveis a longo tempo.

2. A prática do yôga deve ser contínuo e regular – dentro da sala e em seu dia a dia

O yôga é um estilo de vida e, por isso, a sua prática deve sair da sala e se aplicar, também, em seu dia a dia. Lembre-se de que a quantidade e a qualidade de seu esforço será igual ao que a prática vai lhe dar de volta.

3. Leve a sério sua intenção e sinceridade

O yôga não significa emagrecimento, muito menos poses bonitas nas redes socais. Sua intenção com essa prática precisa ser real, séria e sincera. Você precisa querer mudar de dentro pra fora para, daí sim, a foto irá refletir o que tanto vemos em fotos. Se não for assim, o yôga somente vai te levar para o seu nível mais superficial.


Gostaram das dicas?? Já conheciam os benefícios do yôga??

Me contem aqui nos comentários!!

Beijos e até a próxima!!

0.0
Last Modified: Wednesday 26 September 2018 18:12
Related Articles: 4 dicas para melhorar seu engajamento no Instagram Perfumes para o trabalho: invista em fragrâncias leves Máscara para cílios alongamento máximo: como dar mais destaque aos olhos Ucuuba: semente amazônica promove reparação profunda na pele. Hidratação corporal: incremente seu ritual com fragrâncias florais. Looks e Dicas para o Reveillon 2019 Tatuagens de Borboletas - Idéias para Inspirar 12 dicas de cuidados para ter o cabelo mais bonito e saudável Looks para trabalhar: dicas e inspirações Como escolher o batom perfeito para o seu tom de pele.
yoga ansiedade beme star qualidade de vida

Sem comentários ainda...

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.