Pele/Corpo

11 dicas para uma rotina completa de skincare

11 dicas para uma rotina completa de skincare! Saiba como montar um cronograma de autocuidado de acordo com as necessidades da sua pele!

Ter disciplina com os cuidados diários com o rosto é fundamental para manter o viço e a saúde da pele. É por isso que, com o dia a dia atribulado, estabelecer uma rotina de skincare, que comece de manhã e acompanhe você até a hora de dormir, é a melhor estratégia.

Para ajudá-la a montar um cronograma de autocuidado de acordo com suas necessidades, consultamos a dermatologista Flávia Ravelli sobre os principais pontos que devem constar nesse ritual. Confira a seguir e garanta uma pele do rosto saudável e bonita o dia todo.

Cuidados pela manhã

  1. Higienização

    O primeiro cuidado do dia é lavar o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele. De acordo com Flávia, essa lavagem tem como objetivo remover as células mortas que se acumularam durante a noite e o resto de produtos que a pele não absorveu.

“Lembrando que não colocamos a fronha do travesseiro para lavar todos os dias, então a sujeira dessa peça de roupa de cama, além da poluição geral, também está ali e é importante fazer essa higienização para removê-la também”, fala.

  1. Tonificação

    O tônico reequilibra o pH da pele e a prepara para receber e absorver outros cosméticos que você aplique da melhor forma. Segundo a dermatologista, as peles oleosas são as que mais se beneficiam dessa etapa, principalmente as que sofrem com poros dilatados.

  2. Hidratação

    Com a pele limpa, chegou a vez da hidratação entrar em cena. Flávia diz que esse passo é importante, pois, só quando ela está devidamente hidratada, mantém sua barreira cutânea íntegra, exercendo assim suas funções adequadamente. Mais uma vez, escolha um produto de acordo com seu tipo de pele.

  3. Tratamentos

    Para quem tem algum problema de pele, como poros dilatados, manchas, acne, entre outros, e precisa usar produtos específicos para tratamento, esse é o momento na rotina de cuidados com a pele do rosto. “Após limpar e hidratar, precisa tratar a pele se ela tiver alguma condição que demande cuidados maiores para melhorar ou suavizar esse problema.”

  4. Proteção

    Indispensável em qualquer época do ano, o filtro solar é outro item que deve estar na rotina de cuidados diários com a pele do rosto. Para facilitar o dia a dia e otimizar o tempo, Flávia indica os protetores com cor para quem gosta de usar maquiagem. “Primeiro vem o protetor e depois os itens de maquiagem, inclusive o primer para quem gosta de usá-lo como mais um item de preparação da pele”, explica.

Ao longo do dia

  1. Mais proteção

    Ao longo do dia, a dica da dermatologista é reaplicar o protetor solar a cada duas horas, principalmente se a pessoa trabalha exposta ao sol.

Para quem trabalha em ambientes fechados, ela lembra que as luzes de lâmpadas, computadores e do próprio celular, quando a pele é exposta excessivamente, podem favorecer a pigmentação.

“Não precisa tirar toda maquiagem para reaplicar o protetor. A estratégia é ter um pó translúcido ou compacto para evitar esse retrabalho. E para não esquecer, crie o hábito de fazer isso sempre antes de sair para almoçar, por exemplo, ou quando for escovar os dentes”, explica. Dessa forma, a proteção contra a luz interna já estará fortalecida.

Cuidados com a pele antes de dormir

  1. Limpeza

    Ao chegar em casa, o ideal é remover a maquiagem com um demaquilante ou água micelar, pois só o sabonete não é suficiente para tirar toda a poluição acumulada ao longo do dia. Após demaquilar, lave o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele.

Algumas soluções demaquilantes são multifuncionais e possuem ativos anti-inflamatórios, por exemplo, e, por isso, não precisam de enxágue, pois assim a pele aproveita os benefícios. Nesses casos, lave o rosto apenas no dia seguinte”, fala Flávia.

  1. Hidratação

    O ritual noturno não precisa ser igual ao da manhã, frisa a dermatologista. Nesse momento de cuidado com a pele antes de dormir, ela fala sobre dar atenção também a outras regiões, como pescoço e colo.

“Essas áreas envelhecem assim como o rosto e acabamos nos esquecendo delas. Para quem não tem um produto específico para cada uma, pode usar o mesmo do rosto.”

  1. Massagem facial

    Antes de dormir, reserve o momento da aplicação do hidratante para fazer uma massagem facial. Com movimentos simples, suaves, de dentro para fora, é possível estimular a circulação sanguínea do rosto e a oxigenação celular, além de otimizar a penetração dos cosméticos.

Dicas extras para encaixar na rotina de skincare

  1. Esfoliação

    Mais um momento de autocuidado para entrar na rotina, a esfoliação facial ajuda a renovar a pele e pode ser feita de uma a duas vezes por semana. O processo deve entrar no passo a passo após a limpeza e antes do tônico, caso essa etapa faça parte do seu ritual diário.

  2. Máscaras faciais

    As máscaras faciais existem para diversas funções e é isso que definirá a frequência delas na sua rotina. Produtos mais agressivos para a pele, como as que prometem detox, por exemplo, devem ser usadas apenas uma vez por mês. Já as hidratantes e calmantes podem ser feitas uma vez por semana, recomenda a dermatologista.

Pronto! Agora você já tem os passos necessários para manter a pele bonita e saudável. Basta reconhecer as necessidades da sua e montar seu próprio esquema diário.


Quer produtos perfeitos para todos os tipos de pele para uma rotina de skincare completo? E ainda te entrega na sua casa?
SAIBA MAIS 

Gostaram das dicas?? Qual rotina de skincare você faz em casa?

Me conta aqui nos comentários!

Beijos e até a próxima.

Você pode gostar também...

1 comentário

  1. […] Leia também: 11 dicas para uma rotina completa de skincare […]

Deixe um comentário