Bem Estar

11 dicas sustentáveis para você repensar seus hábitos

Que tal uma lista cheia de impacto positivo para ajudar você a cuidar do meio ambiente?
Mudanças simples na sua rotina podem ajudar a diminuir o impacto que você causa na natureza. Listamos 11 dicas sustentáveis para você repensar seus hábitos, transformar sua rotina e diminuir o seu impacto no meio ambiente.

1. Separe o material reciclável do orgânico

Separar o lixo reciclável é uma atitude que ajuda na diminuição da quantidade de resíduo que é destinada a aterros sanitários e lixões, ainda mais que podem poluir lençóis d’água, liberar gases nocivos e abrigar animais transmissores de doença.
Ou seja, o processo de reciclagem possibilita que os materiais voltem ao ciclo produtivo sem utilizar novos recursos naturais. Separe vidros, plásticos, metais e papéis. Eles podem ser enviados para a coleta seletiva de sua cidade, cooperativas ou catadores independentes da sua região.

2. Tenha uma garrafa (reutilizável) para chamar de sua

O excesso de plástico é um dos grandes problemas do meio ambiente, pois o plástico é produzido com matérias-primas oriundas do petróleo ou gás natural (não renováveis). E pior: ainda entopem bueiros, rios e mares.
Assi sendo, você pode ajudar a reduzir a quantidade de plástico produzido adotando uma garrafa reutilizável. Transforme o item em um acessório diário, evitando usar copinhos e garrafas descartáveis. Dessa forma, você ajuda o meio ambiente e mantém sua água geladinha.

3. Evite o desperdício de energia elétrica

Reduzir o consumo de energia elétrica impacta tanto na preservação do meio ambiente, quanto na diminuição dos gastos financeiros de casa. Por tanto, para evitar o desperdício, apague as luzes sempre que sair de um cômodo e não as deixe acesas durante o dia. Da mesma forma, você também pode substituir as lâmpadas incandescentes (que gastam muita energia) por lâmpadas de LED e fluorescentes (que são mais econômicas e têm vida útil maior).

4. Leve sua própria sacola quando for fazer compras

A maior parte do lixo que entope os oceanos é composto por plásticos, como o usado nas sacolinhas descartáveis. Isso significa que todos os anos, cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos vão parar nas águas, segundo dados da ONU. Portanto, para ajudar a reverter esse cenário, lembre sempre de usar sua ecobag quando fizer compras.

5. Evite o desperdício de água

A água é um dos recursos naturais mais preciosos do planeta. Para ajudar a evitar o esgotamento das reservas de água, aplique ações como diminuir o seu tempo no banho e fechar a torneira quando for lavar a louça ou escovar os dentes. Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Ao lavar suas roupas, certifique-se de usar a máquina na capacidade cheia. E para os amantes de plantas, uma dica preciosa: regue seu jardim à noite. Assim, você diminui o efeito da evaporação e a água dura mais tempo na sua plantinha. Com estas medidas você economiza também na sua conta de água.

6. Não jogue óleo de cozinha no ralo da pia

A gordura utilizada no preparo daquela friturinha deliciosa pode causar muitos problemas se for jogada na pia ou nos ralos. Em outras palavras, o óleo não se dissolve na água e, quando cai em um curso d’água, pode causar descontrole do oxigênio, morte de peixes e outras espécies. Isso significa que cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Assim, descubra como e onde o óleo de cozinha é recolhido na sua cidade e faça o descarte correto.

7. Faça a destinação correta de pilhas, celulares e eletrônicos

Existe uma série de produtos e resíduos nocivos ao meio ambiente que causam contaminação química e não podem ir para o lixo comum, um exemplo são as pilhas, baterias, celulares e outros eletrônicos. Portanto, para descartar esses produtos, busque por postos de coleta em supermercados e lojas especializadas perto de você.

8. Não desperdice comida

Por ano, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo é jogado fora. A produção desses alimentos também gera emissões que podem desequilibrar o efeito estufa. Ou seja, para evitar o desperdício em casa, procure comprar menos e só o necessário. Em suma, evite fazer grande estoque de alimentos e busque consumir o que você já tem. E é sempre bom lembrar que sobras de comida também podem servir de ingredientes para outras receitas ou congelados para consumo no futuro.

9. Faça compostagem

Uma maneira efetiva de diminuir o impacto do lixo que produzimos em lençóis freáticos é fazer compostagem. Certamente essa atitude ajuda a reduzir a emissão do gás metano (CH4), um dos principais causadores da aceleração do efeito estufa, fruto da decomposição de resíduos orgânicos.

10. Reutilize embalagens e use refil

O processo de reciclagem ajuda a mitigar os danos ambientais, mas também gera emissões, tanto no transporte e coleta do lixo, quanto na produção do material reciclado. Portanto, procure usar as embalagens ao máximo antes de enviar para a reciclagem e invista em produtos que utiliza refil.

11. Informe-se antes de comprar

Para finalizar, pesquise e procure comprar de empresas que possuem práticas sustentáveis e não prejudicam o meio ambiente.

Repensar mais. Refletir mais. Reciclar mais. Transformar mais. Vamos juntos?


Gostaram do post? Me conta aqui nos comentários!

Beijos e até a próxima.

Você pode gostar também...

2 comentários

  1. Ligia Maria Leite Pereira says:

    Excelentes dicas para a sustentabilidade! Parabéns

    1. marianamaiaconsultoria says:

      Obrigada!

Deixe um comentário