Especial Casamento: Por que Maio é considerado o mês das noivas?

Oi moçxs!!!!

Esse mẽs vou trazer para vocês vários posts especiais sobre noivas e casamentos, afinal é Maio tradicionalmente o mês das noivas!

Mas de onde vem essa tradição? Por que afinal maio é considerado o mês das noivas??

pexels-photo-313702

Existem na verdades diversas histórias que ajudam a explicar o por que de Maio ser considerado mês das noivas.

Uma dessas histórias que explicam que Maio seja o mês das noivas é a de que essa tradição foi importada do hemisfério norte. Lá, o mês de maio é muito importante para os costumes populares, sendo comemorado com muitas flores, pois é nesta época que a primavera chega ao seu ápice.

Não é nenhum segredo que as flores são associadas ao amor e ao casamento — e é exatamente essa ligação para que Maio, de acordo com essa teoria, fosse considerado propício para casamentos.

pexels-photo-794254

Outra teoria é que a escolha deste mês no hemisfério norte foi feita por conta das temperaturas. Durante a Idade Média, tomar banho em temperaturas muito baixas era quase impossível, afinal, ainda não existia chuveiro elétrico ou calefação e tomar banhos em temperaturas abaixo de zero não é muito agradável.

Era em Maio que o primeiro banho anual era tomado (eca!), sendo este o momento ideal para que os noivos pudessem caprichar, usando muitas flores para se perfumar e levando um ramo bem perfumado para a cerimônia — que acabou se tornando o que conhecemos como o buquê.

Aqui no Brasil, apesar de Maio ser Outono, importamos essa tradição e também pode-se considerar que teve uma grande influência da Igreja Católica, que realizava a consagração de Maria, mãe de Jesus, no mês de Maio, dai a ligação com as noivas,  antigamente se considerava que todas desejavam ser mães.

E aí gostaram das teorias a respeito do Mês das Noivas?? Conhece outra teoria ou explicação???

Me conta aqui nos comentários!!!

P.S: Ahhh e se voce se interessa pelo assunto segue o blog que esse mês vou trazer vários posts sobre casamento, vai ter moda noiva, moda madrinha, makes, penteados e muitos mais!!!!

Um Beijo!!


-Fotos retiradas do Google\ Pinterest\ Instagran. Se voce é o autor de alguma foto desse artigo, entre em contato pelo e-mail marianamaiaconsultoria@gmail.com que coloco os devidos créditos.-
Anúncios

7 comentários sobre “Especial Casamento: Por que Maio é considerado o mês das noivas?

  1. OI Mari, especialmente hj se estivesse casada, se meu ex-marido estivesse vivo, seriam 17 anos de casamento, porem a vida não quis que eu ficasse casada com ele, eu ficaria viúva dele em 2013, se estivesse casada. Casei 12/05/2001, as 18:30h, foi um sábado, aqui em São Paulo está bem nublado e lembro que no dia estava nublado também, toda vez que vejo uma noiva me vejo noiva, me vejo com alguém que realmente vale a pena e lógico, quero casar novamente, mas realmente tem muitos vestidos lindos, lindos mesmo. Bjs. Elaine. http://www.dicasdalayne.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nunca pensei sobre o assunto do porque maio é considerado o mês das noivas e por mais louco que pareça essa teoria do banho pode ter sentido apesar de ser considerado também um mito esse de que os europeus não tomam muito banho. O Brasil realmente gosta bastante de importar costumes alheios e implantar na nossa cultura

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s