Especial Casamento: A História do Vestido de Noiva

No post anterior ou trouxe para vocês 35 vestidos de noivas para inspirar, se você não viu clica aqui!

Hoje vou contar para vocês um pouco da história do vestido de noiva!

A cor, o estilo e a importância cerimonial do vestido podem depender da religião e da cultura dos participantes do casamento. Nas culturas ocidentais as noivas geralmente escolhem o vestido de noiva branco, que foi popularizado pela Rainha Vitória no século XIX. Nos países do oriente é comum as noivas escolherem o vermelho para simbolizar prosperidade.

Casamentos realizados durante a Idade Média eram, muitas vezes, mais do que apenas uma união entre duas pessoas. Representavam alianças comerciais. Os casamentos eram mais uma questão de política do que amor, particularmente entre a nobreza e as classes sociais mais altas. As noivas, portanto, deveriam se vestir de uma maneira que projetasse suas famílias em uma posição favorável e adequadas ao seu status social, pois não representavam apenas elas mesmas durante a cerimônia. As noivas de famílias ricas geralmente usavam cores nobres e tecidos exclusivos. Era comum vê-las usando cores ousadas, camadas de peles animais, veludo e seda. Eram noivas vestidas no auge da moda de suas épocas, com os materiais mais ricos que o dinheiro de suas famílias poderiam comprar. As noivas mais pobres usavam seu melhor vestido de igreja no dia do casamento. A quantidade e o preço do material que um vestido de noiva continha eram um reflexo da posição social da noiva e indicavam a extensão da riqueza da família para os convidados do casamento.

A primeira ocorrência documentada de uma princesa que usou um vestido de casamento branco para uma cerimônia de casamento real é a de Philippa da Inglaterra, que usou uma túnica com uma capa de seda branca, cercada com pele de esquilo cinza e arminho em 1406. Maria da Escócia vestiu um vestido de noiva branco em 1559, quando se casou com o seu primeiro marido, Francis Dauphin da França, porque era a sua cor favorita, embora o branco fosse a cor do luto para as rainhas francesas.

No entanto, esta não era uma tendência generalizada: antes da Era vitoriana, uma noiva se casava usando qualquer cor, sendo o preto especialmente popular na Escandinávia.

O branco tornou-se uma opção popular em 1840, após o casamento da Rainha Vitória com o Príncipe Albert, quando Vitória usou um vestido branco ornado com renda Honiton. As ilustrações do casamento foram amplamente publicadas e muitas noivas optaram pelo branco de acordo com a escolha da rainha.

 

Fotos do casamento da Rainha Vitótia e do Príncipe Albert

Mesmo depois disso, por um período, os vestidos de casamento eram adaptados aos estilos da época. No início dos anos 1900, as roupas incluíam muitos acabamentos, como rendas ou pregas. Isso também foi adotado em vestidos de casamento, onde as pregas e rendas eram comuns. Por exemplo, na década de 1920, eles eram tipicamente curtos na frente com uma cauda mais longa nas costas e eram usados ​​junto com véus de casamento estilo cloche. Esta tendência de seguir as modas da época continuou até o final da década de 1960, quando tornou-se popular o desenho de saias longas e bufantes, inspirados, novamente, na era vitoriana.

Mais tarde, muitas pessoas passaram a atribuir a cor branca ao simbolismo da virgindade, embora essa não fosse a intenção original: era a cor azul que estava ligada à pureza, piedade, fidelidade e à Virgem Maria.

Hoje, os vestidos de casamento ocidentais são geralmente brancos, embora o “casamento branco” inclua tons como off-white, nude, marfim, champagne e rosê.

Fonte: https://pt.wikipedia.org

Alguns modelos de vestido de noiva em diferentes décadas!

vestido-de-noiva-decada-10
Década de 20
vestido-de-noiva-decada-de-50
Década de 50
vestido-de-noiva-decada-80
Década de 80
vestido-de-noiva-decada-90
Dŕcada de 90
vestido-de-noiva-anos-2000
Anos 2000
Fonte: https://www.inesquecivelcasamento.com.br

Gostaram da história do vestido de noiva? Me conta aqui nos comentários!!!!

Beijos e até a próxima!!!

 


—-Fotos retiradas do Google\ Pinterest\ Instagran. Se voce é o autor de alguma foto desse artigo, entre em contato pelo e-mail marianamaiaconsultoria@gmail.com que coloco os devidos créditos.—-
Anúncios

5 comentários sobre “Especial Casamento: A História do Vestido de Noiva

  1. Cada época era de uma forma bem destinta. Eu acho lindo vestidos de noiva brancos e não imagino como seria os com pele, ornamentos ou super diferentes dos que vejo hoje, mas é super interessante conhecer novas culturas e entender como nasceram o “normal” nosso de cada dia ❤❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s