10 dicas para ter uma vida mais saudável

Olá moças!!! Tudo bem com vocês???

Bem, espero que sim!!! No post de hoje vou trazer 10 dicas para ter uma vida mais saudável!!!!

Com alguns ajustes na rotina, é possível começar um projeto de vida saudável: o foco é a qualidade de vida.

Deixar antigos hábitos para trás, como dormir pouco, se alimentar mal, ingerir muito álcool, não é fácil. Para ajudar, selecionei algumas sugestões para você reeducar a sua rotina.

1 – Estabeleça a mudança como projeto de vida.

Para dar certo requer força de vontade. É hora de pensar em reeducar sua rotina, com aquisição de hábitos saudáveis. Antes de dormir, tente programar a agenda do dia seguinte, intercalando com o trabalho algumas tarefas que lhe façam bem – como adaptar uma rotina alimentar adequada na hora do almoço, incluir atividades que favoreçam o corpo e a mente – que tal fazer 5 minutos de uma automassagem ou alongamento leve no intervalo do trabalho ou estar mais tempo com as pessoas que ama e descansar? Tente priorizar o seu tempo de qualidade: estabeleça, mesmo que pouco, algum tempo para as atividades até se adaptar a uma nova rotina. Com direito a ajustes, se necessário. Você estipula o seu tempo.

2 – Tenha consciência corporal.

Respeitar seus limites, saber o que é melhor para o seu corpo é essencial para uma vida saudável. A consciência corporal ajuda muito na postura – seja em casa ou no trabalho – e evita doenças e dores.

3 – Organize a sua dieta.

Separar um dia para organizar a alimentação semanal é uma opção que impede que, em dias de muito cansaço, você se renda a pratos calóricos. Para deixar a vida mais simples e evitar os deslizes, faça uso de alimentos pré-cozidos e congelados – e preparados por você – como brócolis, couve-flor, sopas, carnes refogadas. Na hora que chegar em casa, você terá uma boa parte do cardápio organizado.

10-dicas-para-ter-uma-vida-mais-saudavel9

4 – Que tal um diário alimentar?

Tem um caderno sobrando? Transforme em caderno de anotações. Funciona assim: anote todas as refeições do dia (os deslizes, também!). Ao longo da semana saberá a quantidade de comida que ingeriu.

5 – A quantas anda sua saúde?

Vale a pena buscar um clínico pelo menos uma vez por ano para fazer uma avaliação e manter a saúde em dia. Os exames de sangue conseguem mostrar ao seu médico e ao nutricionista se existe alguma deficiência de vitamina, de ferro, se há alguma alteração, e fazer um ajuste conforme a necessidade. Um exame dermatológico mostra como estão os cuidados da pele.

10-dicas-para-ter-uma-vida-mais-saudavel12

6 – Exercício: uma prioridade

Se movimentar é essencial para se manter saudável. Pode começar com uma caminhada diária de 15 minutos: aproveite esse tempo para livrar a mente dos problemas enquanto passeia. Outra atividade que além de tudo é relaxante é o tai-chi, por exemplo.

10-dicas-para-ter-uma-vida-mais-saudavel10

7 –  Controle o estresse

Busque atividades que lhe ajudem a controlar a ansiedade como meditação e ioga, pois o estresse pode trazer grandes prejuízos para a saúde, como insônia, irritabilidade e até ganho de peso.

10-dicas-para-ter-uma-vida-mais-saudavel5

8 – Valorize um sono de qualidade

A falta de sono adequado causa os mais diversos males, como cansaço crônico, enfraquecimento do sistema imunológico, perda de memória e estresse. Algumas dicas podem facilitar: tente dormir no escuro, evite relógios luminosos perto da cama, não use despertadores que lhe assustam, estabeleça uma rotina para ir mais cedo para a cama e se desconecte de aparelhos eletrônicos 1h antes de dormir.

10-dicas-para-ter-uma-vida-mais-saudavel14

9 –  Cuide de você

Todos nós precisamos nos premiar e mimar um pouco. Amar e cuidar de si mesmo fará com que você se sinta muito bem. Aproveite a hora do banho para relaxar, faça esfoliação na pele, hidrate o corpo, sem esquecer áreas que precisam de atenção como pés, joelhos, cotovelos, mãos, pescoço e lábios, medite e durma bem.

Leia também: 12 dicas para relaxar o corpo durante o dia!

10 – Sorria para a vida

Nada melhor do que o humor para lidar com a rotina: um indivíduo bem-humorado sofre menos e produz mais endorfina, um hormônio que relaxa. Mais que isso: a endorfina aumenta a tendência ao bom humor – quanto mais bem-humorado você estiver, maior será o seu bem-estar. A endorfina também controla a pressão sanguínea e melhora o sono.

 


Gostaram das dicas??? Conhecem mais alguma??? 

Me conta aqui nos comentários!!!

Beijos e até a próxima!!!!


—-Fotos retiradas do Google\ Pinterest\ Instagran. Se voce é o autor de alguma foto desse artigo, entre em contato pelo e-mail marianamaiaconsultoria@gmail.com que coloco os devidos créditos.—-

 

Anúncios

18 comentários sobre “10 dicas para ter uma vida mais saudável

  1. Dicas incríveis e indispensáveis para uma vida mais saudável. Eu adotei algumas dessas dicas há algum tempo e minha saúde melhorou MUITO.
    Adorei o post!
    Beijos. ❤

    Curtir

  2. Ótimas dicas, temos que seguir para termos uma vida mais saudável. O estresse do dia a dia. não consigo eliminar, pois a vida atualmente é muito corrida e exigi-se várias tarefas,a verdade que sobra pouco tempo para nos cuidarmos, mas vou tentar seguir, bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s