Cabelos

24 DICAS PARA CUIDAR DO CABELO

Olá queridas!!! Tudo bem com vocês?!?

No post de hoje eu trouxe 24 dicas para cuidar do cabelo na quarentena, são dúvidas respondidas pelos especialista da Natura para que você mesma cuide de sua cabeleira!

O inverno chegou e a recomendação de isolamento social ainda persiste em boa parte do país. Se você está cheia de dúvidas sobre como cuidar do cabelo sem sair de casa, venha conferir o que time de especialistas da Natura ensina para você como deixar o cabela mais bonito e bem cuidado!

1. No inverno, o cabelo tende a ficar mais ressecado?

O cabelo não fica mais ressecado pela troca de estação em si, mas pela mudança de hábitos na hora do banho. No inverno, o maior fator de agressão aos fios é a água muito quente, que pode torná-los opacos, ressecados e com frizz, pois remove a proteção natural deles. O aumento do uso de secadores no período também pode causar os mesmos danos à fibra capilar.

2. Por que secador, chapinha e babyliss ressecam o cabelo?

A combinação das altas temperaturas com a tensão que esses acessórios aplicam nos fios – para que eles se tornem lisos, ondulados ou cacheados – danifica o filme lipídico que os protege. Quanto maior a temperatura e o contato do fio com o calor desses acessórios, maior o dano. As chapinhas, por exemplo, por terem contato mais direto com o cabelo e temperaturas mais altas do que os secadores, danificam mais.

3. Existe algum produto que proteja o cabelo da ação desses equipamentos?

Sim. Para minimizar os danos causados por esses acessórios, o ideal é o uso de produtos que proporcionem proteção térmica, pois reduzem a transferência de calor para o cabelo. Os finalizadores de Natura Lumina com proteção térmica são ideais para esses casos. Além da proteção térmica é importante também usar um óleo para as pontas para regenerar e blindar os fios.

Veja AQUI e AQUI produtos perfeitos para cuidar do cabelo.

4. Quais são os principais sinais de ressecamento dos cabelos? Quais os produtos recomendados para tratar cabelos secos?

O cabelo seco geralmente apresenta muito frizz, uma sensação mais áspera ao toque, pouco brilho e muito volume. Os produtos utilizados dependem do nível de ressecamento.

 5. Quando meu cabelo estiver seco, posso lavá-lo todos os dias?

A quantidade de vezes que você lava o cabelo depende da sua percepção quanto às condições dos fios e do couro cabeludo. No entanto, é recomendado lavá-lo apenas quando apresentar       excesso de oleosidade visível.

6. Quais são os benefícios do uso máscara para o cabelo seco?

Usada de uma a três vezes por semana, a Máscara Reparadora trata imediata e profundamente os fios porque tem maior concentração de ativos. Seu uso deve complementar o do condicionador, que também trata, porém de forma mais leve, atuando na cutícula (parte exterior do fio).
O uso do condicionador antes da máscara favorece as condições gerais do cabelo, pois desembaraça, alinha e trata a parte mais externa do fio, preparando-o para receber o tratamento mais profundo proporcionado pela máscara. Se você não usar o condicionador, a etapa de preparação do fio não acontece e, com isso, o potencial de ação da máscara pode diminuir.

7. Usar algum produto finalizador ajuda a manter o cabelo hidratado?

O Creme de Pentear, além de auxiliarem na finalização dos fios após a lavagem, ajudam na reparação e brilho e menos frizz.

8. Qual é a diferença entre o dano de um cabelo ressecado e o dano de um cabelo com química?

O cabelo com química é aquele que sofreu agressões químicas, como alisamento e coloração, o que ocasiona a perda de massa proteica e lipídeos naturais que protegem os fios. O dano afeta até o córtex capilar, camada mais interna do cabelo, que fica com um aspecto mais fino e quebradiço por conta da perda de massa e das pontas duplas.

9. Como diferenciar a falta de hidratação da perda de massa capilar?

A falta de hidratação e a perda de massa são danos diferentes. A primeira é um problema na cutícula, camada mais externa do fio, e o cabelo fica áspero ao toque. A perda de massa é um problema que acontece no córtex, camada mais interna do fio que acaba se tornando porosa.  Com isso, os fios ficam fracos e quebradiços.
Se o cabelo está áspero, precisa de nutrição e reparação. Se está poroso e frágil, precisa de reconstrução e regeneração. Geralmente tratamentos químicos, como alisamento e descoloração, danificam o cabelo tanto na camada mais interna quanto na externa da fibra.

10. A ingestão de água interfere na hidratação do cabelo?

O cabelo saudável, hidratado e bem-cuidado é um cabelo macio, suave e com brilho. A água tem papel fundamental na saúde do organismo, e sua ausência por um longo tempo influencia a condição da pele e do couro cabeludo. Cabelo saudável é resultado de corpo e couro cabeludo saudáveis.

11. A alimentação interfere na saúde do cabelo?

Sim, a falta de proteínas na alimentação pode influenciar na queda e na velocidade de crescimento dos fios. O déficit calórico-proteico ou de vitaminas pode reduzir a produção de queratina, principal proteína do fio, deixando-o mais frágil e quebradiço. Além disso, desacelera o processo de crescimento natural, podendo provocar a queda prematura.

12. É preciso usar produtos para cabelo com proteção UV mesmo no inverno?

Sempre que o cabelo entra em contato com o sol podem ocorrer danos leves, mas progressivos, ou seja, quanto maior o tempo de exposição, mais severos eles se tornam – desde perda de brilho e de maciez até ressecamento, quebra dos fios e alteração da cor em alguns casos. Claro que o estado inicial dos fios contribui com o grau de dano final que esse cabelo terá. Por isso, ao se expor ao sol, é importante usar produtos que ofereçam proteção contra radiação UV.

 Confere Aqui produtos ideais para proteção do cabelo dos raios UV!

13. Os banhos mais quentes no inverno também prejudicam a coloração?

Sim. Os banhos mais longos e quentes podem apressar o desbotamento de cabelos coloridos. Durante o banho, os fios molhados ficam inchados com a água, e a ação mecânica de esfregá-los por certo tempo para lavar e enxaguar pode facilitar a remoção dos colorantes.

14. É importante usar produtos específicos para lavar e tratar cabelos coloridos?

Sim. Se você perceber que depois da química os fios estão mais finos, quebradiços e com pontas duplas, utilize produtos próprios para cabelos quimicamente tratados, alguns produtos também ajudam a prolongar a cor.

15. Se eu faço coloração ou outro procedimento químico, devo usar produtos específicos para cabelos quimicamente danificados sempre?

Sabemos que a necessidade dos cabelos pode mudar. Após o uso contínuo de um determinado produto, os benefícios e resultados sentidos no fio são menores do que no início do tratamento, porque eles já estão recuperados do dano inicial.
Se o cabelo necessita de reconstrução dos danos extremos causados pela química de alisamentos ou coloração, ou seja, os fios estão finos, quebradiços e com pontas duplas, o ideal é usar produtos próprios para cabelos quimicamente danificados.

16. Por causa da pandemia, muitas pessoas estão pintando o cabelo em casa. As tinturas de uso doméstico prejudicam mais os fios do que as de uso em salão?

Tratamentos químicos realizados tanto em salão quanto em casa danificam a fibra capilar e fazem com que os fios percam massa proteica e lipídeos naturais que os protegem. O dano pode afetar até as camadas mais internas do fio, o córtex capilar. Ao pintar o cabelo em casa, siga sempre as instruções de uso do fabricante.

         Coloração linda para seus cabelos? Você encontra AQUI

17. Quem pinta o cabelo costuma fazer hidratação no salão na sequência para recuperar os fios. Dá para ter o mesmo resultado com produtos caseiros?

Sim. Procure usar produtos que auxiliam na reconstrução capilar. Esse é o momento em que os cabelos mais precisam de reposição de massa e proteínas.

18. Muita gente também está assumindo os fios brancos na quarentena. Qual é o benefício de usar produtos próprios para grisalhos quando há poucos fios brancos? E qual é a frequência de uso?

Cabelos grisalhos ou brancos tendem a ficar com uma aparência amarelada com o tempo, devido à incidência de raios UV e outros fatores externos que oxidam os fios, alterando a cor. Se você está começando a deixar os fios brancos agora, provavelmente a maior concentração está na raiz do cabelo. Caso sinta que eles já estão amarelados, faça uso alternado entre o seu shampoo habitual e um shampoo matizador. A frequência de uso depende do nível de amarelamento. Para cabelos grisalhos, o indicado é de uma a três vezes por semana. Para cabelos mais brancos, o indicado é o uso apenas uma vez por semana.

        Shampoo Matizador você encontra AQUI

19. O cabelo branco parece nascer com uma textura diferente dos demais fios. Por que isso acontece?

O cabelo branco naturalmente tem menor teor de proteínas, como efeito do envelhecimento. Por isso, os fios são porosos na camada mais interna, o córtex capilar, e a textura é áspera na cutícula, a camada externa do fio, gerando frizz. Se nesse momento sua necessidade for diminuir o frizz e aumentar o brilho, você pode optar pelo sistema para cabelos secos.

20. Cabelo branco precisa de mais proteção solar do que o cabelo com cor?

Sim. Os cabelos brancos nascem sem o pigmento natural que dá cor aos fios, a melanina, que os protege da ação do sol. Uma das consequências disso é o amarelamento, devido à incidência de raios UV e outros fatores externos que oxidam os fios brancos, por isso é preciso mais cuidado com a exposição ao sol.
Caso os brancos ou grisalhos já estejam presentes em toda a extensão do cabelo e com aparência amarelada, use um bom matizador uma vez por semana. Se o cabelo ainda não estiver com aparência amarelada, você pode usar  finalizadores  que possuem proteção contra a radiação UV.

21. O estresse pode fazer o cabelo cair?

O estresse por longos períodos pode acarretar efeitos no organismo, como um desequilíbrio hormonal. Essa alteração pode influenciar negativamente no ciclo de crescimento natural dos fios, provocando queda temporária. No entanto, há várias razões para a queda de cabelo, além do estresse. Por isso, é importante sempre consultar um médico.

22. Tenho preguiça de lavar o cabelo com a mesma frequência que lavava antes, afinal, passo mais tempo em casa. Isso pode prejudicá-lo?

A quantidade de vezes que você lava o cabelo depende da sua percepção quanto às condições do fio e do couro cabeludo. É recomendado lavar quando os fios apresentarem excesso de oleosidade visível. Caso contrário, a lavagem diária não é necessária.

23. Durante a quarentena, estou me exercitando em casa. Transpiro e os fios ficam úmidos, mas nem sempre lavo. O suor danifica os fios?

Se você sentir que o cabelo apresenta oleosidade excessiva é recomendada a lavagem, porém o suor em si não provoca danos ao fio.

24. Escovar o cabelo tem sido um ritual de autocuidado que pratico todas as noites.

É verdade que escovar os fios ativa a circulação do couro cabeludo e deixa o cabelo mais saudável?
Massagear o couro cabeludo levemente pode estimular a microcirculação. Entretanto, lavar e pentear o cabelo com muita frequência e intensidade causa danos suaves e pode favorecer a abertura das cutículas e a exposição da fibra capilar. O indicado para deixar o cabelo mais saudável é identificar a necessidade do fio e procurar um sistema de tratamento que se adeque a ele.

Fontes: Gabriela Delia, gerente sênior da marca Natura Lumina e da categoria cabelos na Natura; Juliana Domingues, gerente de inovação de fórmulas da categoria cabelos na Natura; Carla Scavanez, gerente científica da categoria cabelos na Natura; e Silas Arandas Monteiro, especialista em avaliação de produtos na Natura.


Gostaram das dicas?

Me conta aqui nos comentários e compartilha nas suas redes sociais para ajudar o blog a crescer!

Beijos e até a próxima!

Você pode gostar também...

5 comentários

  1. Monique Bittencourt says:

    Que dicas maravilhosas, já faço algumas outras não conhecia, mas vai ajudar muito. Tenho cabelo cacheado e dica boa é dica compartilhada. Vou aproveitar!

    1. marianamaiaconsultoria says:

      Obrigada

  2. Carolina says:

    Adorei as dicas!! Eu tento não lavar o cabelo em água quente, mas as vezes é impossível e tenha que lidar com as minhas consequências. Não conhecia muitas das dicas e já anotei aqui para segui-las.

  3. Bianca Ribeiro says:

    Poxa vida, que dicas incriveis!! Eu sofro muito com isso de cabelo, mesmo eu cuidando bastante as vezes acontecem algumas coisas mas a principal diferença que eu notei foi quando eu comecei a lavar o cabelo com agua gelada, achei que meu cabelo ficou bem melhor, e eu mudei de shampoo e condicionador. Adorei as dicas e já salvei aqui!!

  4. Bianca Ribeiro says:

    Meu deus anotei tudo!
    Eu pinto o cabelo de colorido tem um bom tempo e meu cabelo é bem frágil por natureza, mas depois que eu passei a lavar o cabelo com água gelada e troquei de shampoo e condicionador melhorou muito mesmo, acho que fez toda a diferença.
    Adorei as dicas!!

Deixe um comentário