Categorias
Bem Estar

5 Dicas de Hábitos Sustentáveis para Cuidar do Planeta

Como você pode ajudar a cuidar do planeta adotando 5 hábitos sustentáveis?

Consumir de forma exagerada pode trazer riscos para você e para o planeta.

Para se ter uma ideia, por ano, são produzidos no mundo 1.3 bilhão de toneladas de lixo. 78 milhões de toneladas só no Brasil. E todo esse resíduo causa impactos ambientais negativos ao meio ambiente. Mas pequenas atitudes na sua rotina podem causar grandes mudanças nesse cenário.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para você buscar alternativas menos agressivas ao meio ambiente, adotar hábitos sustentáveis no seu dia a dia e transformar o mundo em mais beleza e menos lixo!

   1.Separe o lixo

Separar o lixo é uma iniciativa simples para você fazer na sua casa e contribui para a diminuição da quantidade de resíduo que é destinada a aterros sanitários e lixões, que podem poluir lençóis freáticos, liberar gases nocivos e abrigar animais transmissores de doença.

Portanto o processo de reciclagem possibilita que os materiais voltem ao ciclo produtivo sem utilizar novos recursos naturais. Então, separe vidros, plásticos, metais e papéis. Eles podem ser enviados para coleta seletiva de sua cidade, cooperativas ou catadores.

Por outro lado itens como baterias, lâmpadas, equipamentos eletrônicos, medicamentos e óleo de cozinha, que são altamente poluentes, devem ser levados para ecopontos específicos – supermercados, farmácias ou unidades especializadas em recolher esses materiais.

   2.Reutilize embalagens

Você tem costume de reaproveitar embalagens de alimento para armazenar outros?  É um hábito sustentável que já faz parte da sua rotina, e não exige grandes esforços.  Reutilizar o que compramos colabora para que a gente consuma menos. Desse modo, o volume de lixo que geramos em nossas casas também diminui.

Além do pote de sorvete, você pode reutilizar embalagens de vidro para armezenar doces e grãos, por exemplo. As garrafas PET, por sua vez, podem ser transformadas em vasos de plantas e em objetos de decoração. Esse processo de reutilização ajuda a mitigar os danos ambientais. É só usar a criatividade para dar nova vida aos materiais!

    3.Escolha produtos com refil

Quando for comprar um produto, verifique se ele possui refil. Assim, na próxima compra, você só troca o conteúdo, economiza dinheiro e ainda gera menos lixo para o ambiente.  Só a escolha desse tipo de embalagem já evita o descarte de 1,6 mil toneladas de resíduos no planeta por ano. Outro benefício para o meio ambiente é que a produção de refis evita que 4,3 mil toneladas de gases de efeito estufa sejam emitidas na atmosfera, o equivalente a 770 viagens de carro ao redor da Terra.

     4. Utilize sacolas retornáveis

A maior parte do lixo que entope os oceanos é composto por plásticos, como o usado nas sacolinhas descartáveis. Isso prejudica a vida marinha e a nossa.  Cerca de 83% da água que sai das nossas torneiras contêm partículas do material, e seus químicos tóxicos podem ser encontrados em nossa corrente sanguínea. Por isso a importância de se utilizar mais sacolas retornáveis.

    5. Faça a compostagem em casa

Aproveite que você já está separando o lixo em itens reciclados e orgânicos e faça a compostagem aí na sua casa. Essa é uma alternativa efetiva que ajuda a reduzir a emissão do gás metano (CH4), um dos principais causadores da aceleração do efeito estufa, fruto da decomposição de resíduos orgânicos. Dessa forma, além de melhorar a qualidade do ar, você ainda ganhará um potente adubo orgânico!

Environmental conservation symbol set illustration

Gostaram das dicas?

Você já tem pratica algum desses hábitos no seu dia a dia?

Me conta aqui nos comentários.

Beijos e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *