Maquiagem

5 mitos e verdades sobre pincéis de maquiagem

Os pincéis de maquiagem são itens essenciais para deixar a make com acabamento profissional. Logo, na hora de compor o look, cada pincel tem sua função para proporcionar a melhor cobertura e a maior fixação do produto.

“Um bom pincel, independentemente do modelo ou da função, ajuda muito no processo de maquiar, tanto para quem tem experiência profissional quanto para quem não tem tanta prática com esse mundo de cores e texturas”, afirma Marcos Costa, maquiador oficial da Natura.

A seguir, o especialista esclarece o que é mito e o que é verdade sobre esse acessório, ensina como higienizá-lo e dá dicas para aplicação de produtos. Vem com a gente!

1. Posso compartilhar meus pincéis com outras pessoas 

Mito. Sabemos que é divertido se maquiar na companhia de outras pessoas, mas cada uma deve usar os próprios itens. Só compartilhem as dicas e o espelho, pois os pincéis de maquiagem devem servir para uso individual.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o compartilhamento desses acessórios implica em uma série de riscos à saúde, como conjuntivite bacteriana, herpes labial, terçol, micoses e infecções.

Além disso, deve-se ter o mesmo cuidado na hora de experimentar produtos em lojas de cosméticos. Ou seja, ao provar aquela base, sombra, ou qualquer outro item de seu interesse, lembre-se de pedir por pincéis descartáveis.

2. A limpeza do pincel impacta no resultado da maquiagem

Verdade.  Você pode estar se perguntando, por que lavar os pincéis se sou a única a utilizá-los? A questão é quanto mais tempo eles ficam sem higienização, mais bactérias acumulam em suas cerdas. Dessa forma, segundo Marcos Costa, a limpeza dos pincéis, além de influenciar na saúde da pele, tem impacto no resultado final da maquiagem.

“Quando você usa um pincel bem higienizado, seu deslizar na pele facilita a aplicação do produto e ajuda você a ter uma make de qualidade. Além disso, você mantém as cerdas dele sempre macias e conservadas”,  ressalta o especialista.

3. Sabão neutro e shampoo detox são os produtos mais indicados para a limpeza dos pincéis

Verdade. Para deixar os itens prontos para as próximas pinceladas, coloque-os em um recipiente com água e misture sabão neutro ou um shampoo detox. Deixe somente as cerdas de molho por alguns minutos.

Além disso, lembre-se que a base dos pincéis também deve ser lavada. Caso não esteja em casa e precise higienizá-los rapidamente, utilize um lenço demaquilante.

4. Não preciso levar em conta o tipo de pincel na hora da make, é só comprar um que serve para tudo

Mito. Existem acessórios específicos para diversos tipos de aplicação e cosmético, como base, pó, blush, entre outros. A maquiagem de arrasar começa com o preparo da pele. Por isso, você deve levar em consideração as especificidades de cada pincel.

5. Qualquer um pode começar a usar os pincéis sem maiores treinamentos 

Verdade. É só praticar na frente do espelho e ir conhecendo seu rosto. Não tem muito segredo para fazer uma make de impacto. As maquiadoras de primeira viagem podem investir em um kit básico com pincel de base, um de blush e outro de pó.

Em conclusão, quando sentir familiaridade com o mundo  e texturas da maquiagem, pode rechear seu nécessaire com mais acessórios.

Pincéis profissionais de alta qualidade você encontra no Meu Espaço Digital da rede Natura!

Você pode gostar também...

Deixe um comentário