Bem Estar

9 Dicas e cuidados para aproveitar melhor o carnaval

Olá queridos!!! Tudo bem?

Antes de se esbaldar na folia do Carnaval e garantir que vai aproveitar o máximo as festas é preciso alguns cuidados com a saúde e segurança! Além de vestir a fantasia e separar o dinheiro trocado no bolso, há certos cuidados que devem ser tomados para evitar que a festança acabe antes do esperado. Os vários dias de agitação devem ser curtidos, portanto, com moderação, sendo essenciais os cuidados com o corpo para evitar problemas de saúde, como desidratação, intoxicações alimentares, alergias, insolações e contaminação por doenças.

Confira agora algumas dicas e cuidados para aproveitar melhor o carnaval que todo folião precisa saber para os dias de folia:

1 – Beba água

Beber água é fundamental para que nosso corpo funcione de maneira adequada. No carnaval a recomendação ainda é maior devido a fatores como: altas temperaturas na época da festa (verão); aumento da transpiração devido à aglomeração de pessoas; calor e intensa atividade dos foliões.

2 – Cuide da sua alimentação

Durante o Carnaval não esqueça de se alimentar bem, fique sempre atento atento aos locais onde você vai comprar seus alimentos. Verifique sempre se o produto está com boa aparência e acondicionado de maneira correta. Verifique também os hábitos de higiene daquele que vende o produto e tenha atenção com a sua higiene, lembrando-se sempre de lavar as mãos antes de se alimentar. Além disso, não se esqueça de dar preferência a alimentos leves, evitando frituras e alimentos ricos em gordura.

3 – Use protetor solar

As festas mais comuns durante o carnaval são feitas ao ar livre e isso significa exposição ao sol! O protetor solar protege contra câncer de pele, envelhecimento prematuro da pele e queimaduras de sol, que podem acabar com a sua festa. Então não economize no protetor solar!


Compre seu protetor solar sem sair de casa! Clica Aqui!


4 – Evite bebidas alcóolicas em excesso

Não beber em excesso vai evitar que fique bêbado e também que fique de ressaca. A ressaca pode acabar prejudicando o dia seguinte.  O consumo de álcool também está relacionado com o desenvolvimento de comportamentos de risco, como ter relações sexuais desprotegidas. Não podemos esquecer-nos também de que o consumo de álcool e direção é totalmente desaconselhável, não existindo nível seguro para dirigir. Assim sendo, se beber, não dirija.

5 – Use camisinha

A camisinha é o único método contraceptivo que também protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, HPV, clamídia e gonorreia. Você deve usá-la sempre que tiver relações sexuais, mesmo com o seu parceiro fixo. No carnaval não é diferente.

6 – Use roupas leves e confortáveis

Se você deixar o conforto falar mais alto no carnaval, provavelmente irá aproveitar a folia por mais tempo. Roupas leves e fresquinhas, feitas de tecido como o algodão, costumam ser melhores escolhas para lidar com o calorão. Sapatos confortáveis também, de preferência sem salto. Por fim, tome cuidado com chinelos, rasteirinhas e outros calçados abertos. Há a possibilidade de se cortar em cacos de vidro e outros objetos jogados pela rua.

7 – Saiba falar e ouvir “não”

Há quem diga que o consentimento é algo difícil de interpretar ou definir. Mas na verdade é bem simples: nunca faça algo que a outra pessoa não queira. Isso inclui tocar, beijar, pegar na mão e assim por diante. Mesmo que a pessoa não diga claramente “não”, há sinais que indicam a recusa, como virar a cara, se afastar ou simplesmente não te dar bola.

Insistir ou forçar são formas de violência e assédio, assim como puxar os cabelos ou agarrar à força. O melhor caminho é sempre agir com bom senso e respeito.

8 – Evite se separar dos amigos/família

Infelizmente, há muita gente mal intencionada por aí e nem todo mundo sabe ouvir um “não”. Por isso, fique próxima dos seus amigos ou familiares para que eles possam te socorrer caso você seja vítima de assédio. Além disso, nunca deixe seus amigos sozinhos: seja no bloquinho, durante uma festa, no transporte público ou no táxi.

9 – Descanse

Apesar de o carnaval incluir uma rotina de festas, muitas vezes, intensa, o ideal é fazer pausas para descansar. A privação de sono não é uma opção, pois ficar muito tempo acordado causa cansaço, indisposição e até mesmo alterações de humor. Sendo assim, durma para ter mais disposição para os dias de festa.

Fonte: Medley

Fonte: Mundo Educação


Com todas essas dicas e cuidados você certamente aproveitará os dias de folia com muita alegria e disposição!!!

Beijos e até a próxima.

Você pode gostar também...

Deixe um comentário