Pele/Corpo

Colágeno: Entenda como ele é fundamental para sua pele

Naturalmente produzido pelo organismo, o colágeno é uma proteína essencial para manter a firmeza e a elasticidade da pele. Com o passar dos anos, os níveis começam a diminuir, resultando no aparecimento de linhas de expressão, rugas, aumento da flacidez, entre outras questões.

Segundo a dermatologista Juliana Toma, o colágeno é a substância mais abundante no corpo, responsável por manter as células individuais unidas e, dessa forma, fornecer suporte para a pele e força para os músculos. Além disso, ele também interfere na saúde das unhas e do cabelo, por exemplo.

Nascemos com grandes quantidades de colágeno. A derme é composta por mais de 70% dele. A idade faz com que a produção diminua e, consequentemente, as estruturas celulares enfraquecem”, explica a médica.

Segundo a especialista, é por volta dos 30 anos que os níveis da proteína começam a cair. E a perda de colágeno exacerba visivelmente os sinais de envelhecimento.

Como retardar a perda de colágeno

Mesmo com a perda natural, existem fatores que favorecem a diminuição do colágeno, como a exposição ao sol. Por isso, cuidar da pele é essencial para retardar o processo.

O declínio natural dos níveis de colágeno, juntamente com fatores ambientais nocivos como os raios UV e a poluição, resultam em flacidez, perda de elasticidade, linhas finas, rugas e uma pele áspera e fina, que geralmente é mais suscetível a danos”, fala Juliana.

Além de usar protetor solar facial diariamente e em todo corpo nos dias de praia e piscina, manter uma alimentação balanceada ajuda o organismo a sintetizar e a preservar o colágeno. Para isso, inclua na dieta alimentos ricos em nutrientes como ômega 3 – presente nos pescados –; licopeno – encontrado no tomate, na acerola, na beterraba, entre outros – e que inibe a colagenose (enzima que destrói o colágeno); e as vitaminas A e C.

Quando fazer reposição de colágeno

O passar dos anos e os sinais do corpo, como a diminuição na espessura dos fios de cabelo, o enfraquecimento das unhas, a pele fina e desidratada e o aumento da flacidez, podem ser o alerta para iniciar a suplementação.

Como é o colágeno que mantém a pele firme e elástica, o reabastecimento adequado por meio de suplementos da proteína hidrolisada traz benefícios visíveis, como hidratação e brilho, além de melhorar a aparência das linhas de expressão, rugas e flacidez”, afirma a dermatologista.

Para um tratamento direcionado e assertivo, o ideal é consultar um dermatologista e um nutricionista sobre a necessidade e a reposição de colágeno.


Produtos perfeitos para todos os tipos de pele que ajudam a combater os sinais da idade e com preço irresistível???! Saiba Mais!


E você o que faz para manter a aparência e saúde da sua pele?

Me conta aqui nos comentários!

Beijos e até a próxima!

Você pode gostar também...

1 comentário

  1. […] Leia também: Colágeno: Entenda como ele é fundamental para sua pele […]

Deixe um comentário