Sensação imediata de pele saudável, hidratada e bonita é possível graças às máscaras faciais.
Com fórmulas mais concentradas, que garantem ação profunda e prolongada, as máscaras faciais podem ajudar muito nos cuidados com sua pele. Mas antes de começar a usar esse produto, algumas observações, como necessidade da pele e a apresentação da máscara, devem ser levadas em conta.
Há cosméticos com benefícios variados como luminosidade e deixar poros menos aparentes. E o melhor: existem produtos para todos os tipos de pele.
Leia também:
- Luz Azul: o que é e como se prevenir
- Ekos Maracujá: Use no Banho Para um Ritual Relaxante
- Tatuagens de Frases – ideias incríveis para te inspirar
O que é Máscara Facial
A máscara facial é um produto que pode ser usado em todos os tipos de pele. Disponível em tecido, gel ou em pó, se tornou conhecido pela sua eficiência, alta concentração de princípios ativos e resultados imediatos no tratamento e hidratação da pele.
Ao fazer a aplicação, os ingredientes são absorvidos de forma eficaz e, além da hidratação, muitas máscaras faciais oferecem outras funções, como anti-oleosidade, iluminadora ou firmadora.
O ideal é fazer a aplicação a cada 15 dias ou uma vez por semana, dependendo da necessidade da sua pele.
Como Escolher a Melhor Máscara Facial
Escolha Conforme a Necessidade da Sua Pele
É importante que se escolha a máscaras facial de acordo com a necessidade da sua pele.
As máscaras faciais disponíveis no mercado detêm composições que servem para cada necessidade e aspecto da pele, como, por exemplo, linhas de expressão, oleosidade ou manchas.
Confira abaixo como escolher a ideal de acordo com a sua necessidade!
Máscara Facial com Vitamina C
As máscaras faciais com vitamina C são recomendadas para amenizar manchas na pele, se você deseja clarear a pele, escolha opções que tenham ingredientes ativos clareadores.
A vitamina C, por exemplo, ajuda a amenizar a produção de melanina, que é a fonte de manchas e sardas, além de prevenir manchas causadas pela exposição ao Sol.
Vitamina C, AHA e ácido glicólico são alguns exemplos de ingredientes ativos clareadores.
Observação: Se sua pele for delicada e sensível, é preciso ter cuidado, pois esses ingredientes podem causar irritação na pele.
Ativos com Funções Adstringentes Amenizam Acne e Oleosidade
A acne e a oleosidade são causadas por vários fatores, como distúrbios do equilíbrio hormonal, estresse e diferença de temperatura do dia a dia. Nesse caso, recomenda-se o uso de máscara facial que diminua e trate a oleosidade da pele.
Opte por produtos com derivados de vitamina C, ácido salicílico, argila verde e argila branca. Esses ingredientes, além de prevenir as acnes, são ótimos para serem usados em peles oleosas, pois ajudam a diminuir o excesso de oleosidade.
Para dar brilho e elasticidae à pele
Se você deseja devolver o brilho e a elasticidade da pele, o ideal é usar máscaras faciais que contenha peptídeos, proteínas, aminoácidos ou que tenha o efeito de hidratar a pele seca, como o ácido hialurônico, evitando os sinais do envelhecimento precoce.
Mas se você está preocupado coma falta de firmeza, a aloe vera também é um ingrediente muito eficaz, tanto na hidratação e condicionamento da pele quanto na firmeza. Procure sempre no rótulo esses princípios ativos e tenha uma pele renovada.
Máscaras Facias Revitalizadoras
As máscaras faciais revitalizadoras são ideais para peles sem necessecidades específicas.
As máscaras possuem alta concentração de ativos, por esse motivo, é importante usar máscaras que sejam adequadas para a sua pele. Se sua pele não precisa de tratamento para oleosidade, acne ou ressecamento, não utilize máscaras para esses fins, pois isso pode causar desequilíbrio.
Se esse é o seu caso, procure por máscaras com componentes hidratantes, nutritivos ou revitalizadores, como colágeno, elastina, ácido hialurônico, vitamina E. Esses componentes ajudam na hidratação e no rejuvenescimento da pele.
Como utilizar cada tipo de máscara
As máscaras faciais estão disponíveis em várias versões e cada uma possui sua própria forma de utilização. Algumas pedem enxágue e até mesmo precisam ser preparadas antes do uso, outras não. Veja abaixo como usar e para que serve cada uma delas:
- Pó: Antes de ser aplicada na pele, esse tipo de máscara deve ser preparada seguindo as recomendações do rótulo. Após o tempo determinado pelo fabricante, deve ser retirada com água. 30 g rende, em média, duas aplicações.
- Tecido: Encontrada normalmente no formato do rosto. Para usar esse tipo de máscara basta colocar ela sobre a pele seguindo as recomendações do rótulo. Rende apenas uma aplicação e normalmente não precisa de enxágue.
- Gel: Rende diversas aplicações, indo de 1 até 10 usos. Deve ser aplicada seguindo as recomendações do fabricante. Após o uso, costuma precisar de enxágue.
Escolha conforme a praticidade de uso e o tempo que você disponibiliza para a aplicação. Lembre-se de manter a pele limpa antes da utilização e verifique no rótulo quanto tempo você deve deixar a máscara agindo no seu rosto.
Máscaras Faciais perfeitas para sua rotina de skincare você encontra AQUI e AQUI! Confira!
Gostaram das dicas?
Já usam máscaras faciais na sua rotina de Skincare?
Me conta aqui nos comentários.
Beijos e até a próxima.
Uma resposta em “Máscaras Faciais: o que é e como usar”
[…] Leia também: Máscaras Faciais: o que é e como usar […]