Moda

Moda Tie Dye – história e inspirações

tie dye é técnica milenar de tingimento de roupas e é hoje apontado pelos especialistas como uma forte tendência na moda. Símbolo de liberdade e revoluções sociais, o tingimento artesanal teve sua origem em um contexto cultural completamente diferente.

História do Tie Dye

Originalmente desenvolvida pelos japoneses no século VI e século VII, a técnica era conhecida no Japão como shibori.

O tingimento era bastante realizado tanto pelos asiáticos, quanto pelos africanos e indianos (Bandhani) para incorporar aos tecidos as formas orgânicas de cores combinadas.

Porém, o tie dye apareceu no ocidente somente nas décadas de 60 e 70. A nomenclatura em inglês significa “amarrar e tingir”.

Nessa época, a técnica ficou famosa por ser fortemente adotada e adaptada pela comunidade hippie, que era vista utilizando camisas, calças e acessórios como cangas em movimentos e festivais nos Estados Unidos. Seu status, na época, era de um elemento estético que representava a liberdade.

O visual conquistou músicos como John Sebastian, Janis Joplin e Joe Cocker.

Janis Joplin usando Tie Dye

Já na década de 90, o tie dye foi resgatado pelos clubbers em seu estilo de vida noturno. A abundância de cores em uma peça só era o ideal, então a técnica caiu como uma luva – mas a importância mora no resgate das roupas.

Diante da realidade ataul, em que muitos estão em casa em isolamento social, a moda tie dye, essa técnica de tingir tecidos com cores vibrantes para renovar o astral da peça tem conquistado muita gente.

Mas como um método tão artesanal vem ganhando espaço também nas prateleiras virtuais de lojas de departamento?

Segundo Célio Dias, fundador da grife mineira LED, a resposta pode ser o apelo nostálgico que a estampa carrega. “O tie-dye surgiu de um espírito de liberdade, de luta social, e acho que, pelo contexto político atual, estamos vivendo um grande flerte com o passado”, reflete o estilista.

Veja agora looks e inspirações da moda tie dye:

O Tie Dye na passarela….

Famosos também aderiram à moda Tie Dye…..


—Fotos retiradas do Google\ Pinterest\ Instagran. Se voce é o autor de alguma foto desse artigo, entre em contato pelo e-mail marianamaiaconsultoria@gmail.com que coloco os devidos créditos.—


Gostaram do post?

Me conta aqui nos comentários!

Beijos e até a próxima.

Você pode gostar também...

2 comentários

  1. Ligia Maria Leite Pereira says:

    Lindos!!!

  2. […] Leia também: Moda Tie Dye – história e inspirações […]

Deixe um comentário