Categorias
Natura

NATURA EKOS FAZ 20 ANOS

Para Celebrar A Data, Os Produtos Da Linha Castanha Ganharão Novo Visual Assinado Por Artista Paraense

Em 2020, Natura Ekos, marca que é símbolo da nossa conexão com a Floresta Amazônica, celebra 20 anos de existência.

Foi por meio dela que adotamos o compromisso de usar com prioridade ativos da biodiversidade brasileira nas fórmulas dos nossos produtos.

O comprometimento resultou em um modelo de negócios sustentável em conjunto com as comunidades da Amazônia.

De acordo com nosso último relatório anual, temos 5.136 famílias parceiras e um total acumulado de negócios na região de R$ 1,8 bilhão (de 2010 a 2019).

Equilíbrio é a palavra de ordem para atuar na Amazônia. Com nossos parceiros em atividades de coleta de ativos e bio agricultura, colhemos apenas o necessário.

Fazemos isso para que as espécies continuem sua reprodução assim como o ecossistema atrelado a elas. Além disso, respeitamos o tempo da floresta: colhemos os bioativos apenas quando eles estão disponíveis organicamente na natureza.

Certificação UEBT

Esse cuidado fez Natura Ekos ser reconhecida com a certificação UEBT (União para o Biocomércio Ético).

Essa avaliação atesta a sustentabilidade da cadeia de fornecimento (comunidades fornecedoras e demais parceiros) de todos os ingredientes naturais da linha.

O reconhecimento – que obtivemos pela segunda vez em 2019 – é concedido por uma organização sem fins lucrativos criada após uma iniciativa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. Há dois anos, somos a única marca brasileira de cosméticos a tê-lo.

Natura Ekos ainda carrega outras bandeiras importantes para nós: é 100% vegana, sem testes em animais e tem embalagens 100% ecológicas (feitas com plástico verde – material renovável derivado da cana-de-açúcar – ou com PET reciclado).

Edição comemorativa

Para marcar as duas décadas de existência, produtos da linha Castanha (hidratante, sabonete líquido para as mãos, creme para as mãos e creme para os pés) terão uma embalagem comemorativa criada pela artista paraense Michelle Cunha.

Michelle nasceu em Belém e cresceu na cidade de Marituba, em uma rua que terminava em um rio, brincando na mata.

Essa experiência, tão profundamente associada à natureza, marca seu trabalho.

Em suas palavras, ela é “uma artista mulher da Amazônia”. Ela expressa sua origem com cores fortes e gestos exuberantes. Seja em telas, desenhos, seja em grafite.

Michelle é também arte-educadora e ministra oficinas para crianças e adultos no interior do Pará. E, em várias cidades, cria oficinas para compartilhar sua experiência com o grafite e estimular a participação feminina na cena de arte de rua.

Castanheiras: fonte de inspiração

Entrar na floresta para encontrar as castanheiras, árvores que chegam a 500 anos de vida e 70 metros de altura, não é um trabalho simples.

Colher castanha requer atenção ao solo, por causa de cobras, e às copas das árvores, pois um ouriço (invólucro natural onde ficam as castanhas) pode cair do galho e, se atingir alguém, pode ser fatal.

Extrair da castanheira apenas o que se precisa, deixando mais do que o suficiente para a floresta continuar de pé e o ecossistema não se alterar, é um trabalho de muitos meses, feito por famílias da região amazônica que, no período das chuvas, trocam a roça e a pesca pela busca por ouriços.

Elas sobem rios levando mantimentos e instrumentos necessários, alojam-se perto das águas na profundidade da mata e distribuem entre elas as áreas de colheita, para que todas se beneficiem.

Respeitar o tempo da floresta, viver em intimidade com ela, conhecer e aprender com a mata para ampliar seus limites geográficos sem prejudicá-la, levando para todo mundo os benefícios que o óleo da castanha tem – essa é a jornada da colheita da castanha que a arte de Michelle Cunha homenageia.

Os produtos de Natura Ekos você encontra no Meu Espaço Digital!

2 respostas em “NATURA EKOS FAZ 20 ANOS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *