blog-da-mari-moda-estampa-poá
Moda

Tendências das Moda – o Poá está em alta

Poá, petit-pois, polka dot ou mais popularmente conhecida: bolinhas. A clássica estampa, símbolo da moda anos 50 e muito associada as roupas das garotas adeptas ao estilo pin-up, nunca sai de moda e está cada dia mais em alta, presente não só no guarda-roupa feminino, mas também em acessórios, objetos decorativos, unhas e muito mais.

A estampa divertida, que dá um toque vintage as produções, ultrapassou a combinação preto e branco, e já ganhou várias versões de aplicações, tanto em cores, quanto em formatos e padronagens, fazendo combinações até com outros tipos de estampas como listrasanimal print e até florais –  combinações essas que, por muito tempo foram consideradas um pecado na moda.

blog-da-mari-moda-estampa-poá

A ORIGEM DA ESTAMPA CLÁSSICA

Apesar do seu sucesso, pouco se sabe sobre como realmente surgiu a estampa de póa. Existem alguns créditos de que a estampa surgiu inspirada na polka (ou polca, em português), estilo musical trazido para a América pelos imigrantes do leste europeu, que dançavam em formatos circulares e que teriam em seu figurino grandes bolinhas estampadas, surgindo assim o termo polka dots, ou bolinhas, em inglês.

Quem ainda ganha destaque em popularizar a estampa é Walt Disney, ao criar, em 1928, a personagem Minnie Mouse, conhecida pelo seu figurino cheio de bolinhas. Diz-se que, ao pesquisar sobre as tendências da moda, Walt percebeu que xadrezes e listras não eram uma novidade e que as bolinhas seriam algo diferente para aquela que se tornaria a mais famosa ratinha. 

blog-da-mari-moda-estampa-poá

Mas foi mesmo nos anos 50 que a estampa teve seu auge. O momento pós-guerra, cheio de esperança, era propício para a estampa divertida, que surgiu em coleções como Dior, representando romantismo e feminilidade, e marcou figurinos de estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.

Fonte: Universo Retrô

Clássica e atemporal, a estampa poá continua fazendo muito sucesso entre as fashionistas! Agora ela retorna com um ar mais moderno e em várias cores e tamanhos!

Vestidos de Poá:

blog-da-mari-moda-estampa-poá

blog-da-mari-moda-estampa-poá

Estampa poá em diversas peças

Saias, blusas, calças, shorts, uma peça, duas peças, preto e branco, colorido, bolinhas grandes, bolinhas pequenas, a estampa poá pode ser usada de muitas maneiras!

 

blog-da-mari-moda-estampa-poá

blog-da-mari-moda-estampa-poá blog-da-mari-moda-estampa-poá

Que tal combinar a estampa poá com outras estampas?

– Animal Print:

blog-da-mari-moda-estampa-poá

– Floral:

blog-da-mari-moda-estampa-poá

– Listas:

blog-da-mari-moda-estampa-poá

– Além de todas essas maneiras de usas a estampa poá também se encontra em diversos acessórios, como bolsas, óculos, chapéus, sapatos entre outros!

blog-da-mari-moda-estampa-poá  

Fotos: Pinterest


Então é isso a estampa poá pode ser usada das mais diferentes formas, ela é clássica, linda e está super em alta!

Gostaram do post? Me conta aqui nos comentários!

Beijos e até a próxima.

 

 

 

 

Você pode gostar também...

Deixe um comentário